Porque é que eu não consigo gostar desta marca?
É simples, esta marca era de propriedade estatal e durante décadas a fio (não entendo bem esta expressão), comercializava o famoso compal de alperce numa lata pequena (15 cl prai). Esta bebida para quem andou atento, era essencialmente consumida ao lanche nas vulgares pastelarias que para aí abundam. E imaginem qual era a concorrência directa do Compal de Alperce. Não, Não era o trinaranjus, era sim a Meia-de-Leite.
Sendo o mercado caracterizado pelos seus actores (empresas que concorrem entre si) achei então que nunca me poderia enquadrar em tão horrendo mercado.
O Compal se fosse fiel ao seu Image-Mix deveria comunicar imagens de gente obesa a carregar sacos de pão quente nas principais cidades do país e a passear cães rafeiros na companhia dos vizinhos, em vez de andar a comunicar saúde e natureza e bem estar.
Não gosto desta marca, porque não é consistente, é falsa. E não gosto do senhor responsável pela alteração da sua essência, o exmo dr. Pires de Lima.
Uma marca não é so ROE, é também símbolo de uma cultura. E a Compal representava a cultura boçal portuguesa
6 comentários:
...ENTÃO, O SUCESSO DESTA MARCA FICA A DEVER-SE, TALVEZ, A UMA MÁQUINA DE DISTRIBUIÇÃO PODEROSA QUE CONSEGUE IMPOR OS SEUS PRODUTOS (AS SUAS PEQUENAS LATAS CILINDRICAS) NA PRATELEIRA DA "VENDA" MAIS REMOTA DO INTERIOR DE PORTUGAL E ELIMINAR DELA OUTROS PRODUTOS CONCORRENTES.
MAS QUAIS SERIAM OS OUTROS PRODUTOS CONCORRENTES.
É A TAL HISTÓRIA ONDE SE VENDE SUPERBOCK NÃO SE VENDE SAGRES.
UNICER vs CENTRAL
A PROPÓSITO, LEMBREI-ME AGORA DE UMA MARCA LIGADA FORTEMENTE AO "ESTRUGIDO" - A KNORR- QUE À POUCO TEMPO LANÇOU UM PRODUTO -O KNORR VIE- CONCORRENTE DE UM OUTRO DA MARCA COMPAL - COMPAL ESSENTIAL -.
NÃO SEI PORQUÊ MAS NÃO CONSIGO BEBER O DA MARCA KNORR (LEMBRO-ME LOGO DO ESTRUGIDO).
...QUANTO AO DESGOSTO AFECTIVO, FAZ SENTIDO. A MARCA ACABOU POR EXCLUIR DA SUA IMAGEM AQUELA VARIEDADE DE CONSUMIDORES ALEGRES QUE PEDIAM "UM COMPAL" OPTANDO AGORA POR PRACTICANTES DA ACTIVIDADE "ZEN" E SEGUIDORES DE UMA DIETA TÃO BAIXA EM PRAZER QUE OS DEIXA INEXPRESSIVOS...
Concordo com o caso da Knorr, que é ainda mais sinistro.lol. Podemos falar dele e já agora do arroz carolino lol
O gostar ou não de alguma marca é algo muito pessoal, cada um tem interpretações e visões distintas dos valores escolhidos e comunicados pelas marcas. Não gostar da Compal é tão normal quanto não gostar de outra marca qualquer, já agora enquanto a chamar a marca de falsa e referir que ela deveria esta a comunicar pessoas obesas ou algo assim, é pejorativo e não acrescenta nada a ninguém, não vejo a razão para isto acontecer... Acho que você não tem simpatia pela Compal e ponto final, sua análise é pobre de razões lógicas e muito infectada de razões puramente emocionais, sem querer ofender claro, não vejo mal nisto...
Quanto ao caso da Knorr Vie é interessantissimo analisa-lo e principalmente o ruido de percepção que a grande cobertura oferecida pela Knorr à sua marca Vie pode causar, realmente acho que causa uma senssação de que o produto sabe a carne ou algo assim, é fácil fazer esse tipo de associação aqui...
Para já, pela expressão deveria de lavar a boca antes de falar na marca Compal!!!!
Ninguem é obrigado a gostar desta ou outra marca, agora falar em "falsidades" quando é uma das poucas empresas em que o produto é totalmente natural e de uma qualidade pura???? (há mais de 50 anos).
Enfim, pessoalmente é ignorancia a mais... Ter opinião é uma coisa, mas o que se passou no primeiro coment é uma ofensa nacional.
Pensem um pouco antes de dizerem estas barbaridades, ou então desliguem o pc antes de teclarem.
Cumps
Primeiro:
A ignorância começa em si ao dizer "Deveria de lavar a boca". O correcto é "Deveria lavar a boca". Segundo falo de uma marca que actualmente gosto, mas que infelizmente tem um passado péssimo com associações ao passado pobre português
Vá por exemplo a Bruxelas aos cafés portugueses e veja com os seus olhos a distribuição da Compal
Não percebo tanta irritação com um facto real.
Enviar um comentário