2007/05/25

Cerveja Cintra: Porque Falhou?



Talvez estivesse condenada a fracassar em Portugal devido à má imagem do seu fundador em Portugal, o Sr. Sousa Cintra. Mas uma análise mais racional do caso diz-nos que esta estratégia fracassou apenas na implementação do marketing-mix em duas variáveis, a distribuição e a comunicação.
Como mandam os livros, a Cintra fez estudos de mercado, percebeu que havia espaço para outra marca de cerveja para enfrentar os imperadores (Unicer e Centralcer), pensou a localização com vista a tornar mais eficiente a distribuição e desenvolveu uma estratégia de diferenciação muito apoiada no produto com a extensão de gama a uma cerveja preta (a Mulata).
Duas coisas fundamentais faltaram: a Cintra esqueceu-se que em bens de baixo envolvimento a comunicação é preponderante para criar notoriedade e afecto pela marca. Numa categoria onde o consumidor responde maioritariamente a estímulos sensoriais, e ainda por cima é constantemente "bombardeado" por publicidade das duas grandes marcas, tornava-se imperioso na construção da marca um forte investimento de comunicação.
Aliado a isso, falhou também a penetração no mercado de consumo imediato (vulgo horeca). Não acredito que esta falha possa ter sido apenas por falta de posição competitiva (preço). Acredito sim, que a marca não foi mais longe por falta de portfolio complementar, nomeadamente águas e refrigerantes.
Assim, a Cintra acabou e Portugal continua à mercê destes dois gigantes. Bom, só gostava de ver qual o efeito destas últimas extensões de gama da Superbock em países com maior concorrência.

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