A Buondi, uma das principais marcas de café a operar no mercado português constitui um caso "agonizante" de incoerência no marketing-mix.
Para introduzir o leitor menos familiarizado, a Buondi é uma das quatro marcas da Nestlé na categoria de cafés torrados. Pretende-se um target de consumidores urbanos jovens que se enquadram na classe A e B, atentos às últimas tendências.
Para isso, a Buondi concretizou uma estratégia de comunicação que aposta no patrocínio do campeonato nacional de surf, em material promocional inovador com a comunicação do fashion, trendy.
Até aqui tudo bem, não fosse a desordem e a falta de selecção vigente na conquista do canal Horeca (Hotelaria, Restaurantes e Cafés). A Buondi não consegue transmitir nos estabelecimentos em que está presente, a imagem que comunica.
Há espaço para o target da Buondi ser conquistado, mas não é com uma política cega de negociação dos preços dos lotes de café.
A Buondi tem de recusar definitivamente todos os tascos, e caminhar para a elaboração de um pack que realmente constituia uma mais valia para o consumidor. Isso passa por controlar os espaços em que actua, com uma oferta superior de entretenimento (quiosques multimédia, wi-fi, plasmas, mobiliário best of breed). A Buondi não deveria ser um marca de café. Deveria ser uma marca de entretenimento.
A Buondi tem de recusar definitivamente todos os tascos, e caminhar para a elaboração de um pack que realmente constituia uma mais valia para o consumidor. Isso passa por controlar os espaços em que actua, com uma oferta superior de entretenimento (quiosques multimédia, wi-fi, plasmas, mobiliário best of breed). A Buondi não deveria ser um marca de café. Deveria ser uma marca de entretenimento.
As marcas de café ganham pelo preço
É lamentável como uma empresa tão reputada como a Nestlé, consegue ser tão ineficiente a gerir um negócio destes.
1 comentário:
Por acaso é dos cafés que menos gosto. É mais amargo que os outros cafés, claro que há piores. Tipo a lavazza. :)
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